Um dos serviços prestados no Programa SIG (Sistema de informação Georreferenciada) é o Projeto de sistematização do solo, uma técnica muito interessante, aplicada especialmente no plantio de cana-de-açúcar.
Esse tipo de projeto visa, basicamente, fazer o alinhamento adequado das fileiras de cana, de modo que o espaço seja utilizado de maneira ótima, limitando a movimentação de pessoas e máquinas pesadas, assim como, a sua interação com os componentes da plantação.
Como mencionado acima, a sistematização afeta positivamente diversos aspectos da plantação.
Primeiramente, a performance operacional é impactada de forma muito positiva, através de rendimentos na colheita, com um sistema de corte mais eficiente que evita transbordamentos e resulta em melhores tratos culturais de soqueiras. Isso se traduz em uma redução considerável de custos.
Para isso, devem ser conhecidos o tipo de solo, o relevo, a condição climática e todas as características intrínsecas da plantação no local. A partir daí, são planejados a dimensão, a forma e a disposição das fileiras de cana.
E os ganhos agronômicos, andam lado a lado da consciência ambiental.
A sistematização causa uma boa infiltração de água e a massa de palha que existe na superfície do solo contribui para sua conservação. E ainda, com uma clara diminuição do pisoteio na linha, existe uma maior produtividade e conservação da lavoura e do solo.
Para associados à AFCOP, o custo é ZERO!
Descubra o quanto podemos contribuir para o crescimento da sua produtividade e rentabilidade, associe-se agora mesmo!
Entre em contato para maiores detalhes!
Dúvida e informações: (18) 99124-0384 WhatsApp.